Conversa com o médico Marcelo Bossois acontece no Club Men Salon, na Barra

Mesa de sinuca, cerveja, bazar. Muitos elementos nada tradicionais estão sendo adicionados às barbearias. Agora, outra novidade é pensada no bem estar e na saúde dos homens que frequentam o local. Aproveitando o novembro azul, a rede de barbearia Club Men Salon, juntamente com o médico Marcelo Bossois, dará uma palestra sobre os cuidados com a saúde masculina, no dia 28 de novembro, às 17h. A palestra será gratuita para os homens interessados no tema.

Aproveitando o gancho da palestra, o Dr. Marcelo esclarece alguns mitos e verdades sobre a saúde masculina:

1 – Um dos principais fatores de risco para o câncer de pênis é a prática sexual com diferentes parceiras sem o uso de camisinha

Verdade – Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a utilização do preservativo é imprescindível em qualquer relação sexual, pois diminui a chance de transmissão de DSTs, como, por exemplo, o vírus HPV (papiloma vírus humano). Alguns estudos científicos sugerem a associação entre infecção pelo HPV e câncer de pênis.

2 – Apareceu uma ferida no pênis, comprei uma pomada, apliquei e ela sumiu. Certamente fiquei bom.

Mito. A sífilis começa com lesão na glande, com um tempo internaliza, não respondendo ao tratamento a quaisquer tipos de pomadas. Portanto, a pessoa não ficou curada e sim, a doença internalizou estando em um estado mais grave.

3 – O câncer de próstata gera sintomas quando aparecer?

Mito. No início, a doença é silenciosa. Os sintomas só vão aparecer em estágios mais avançados da doença.

4 – Se diagnosticado no início, o câncer de próstata não deixará o paciente impotente?

Verdade. Quando tratado rapidamente, o paciente terá grandes chances de manter normalmente a ereção.

5 – O exame de sangue PSA é suficiente para a triagem do câncer de próstata?

Mito. O exame de toque é fundamental. Por vezes, o PSA está normal, mas o paciente está com a doença sem saber.

Barbearia Club Men Salon

Onde: Av. das Américas, 3255 – loja 205 – Barra Garden Shopping

Quando: 28 de novembro

Hora: às 17